Mourão Pneus

BLOG


14
Abr
VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DE CALIBRAR OS SEUS PNEUS?




Sabe como calibrar corretamente os seus pneus?
Já teve problemas com calibragem errada?
Achou que tinha feito à calibragem correta, e o seu pneu acabou sofrendo desgastes, e problemas que acabaram antecipando o fim da vida útil do seu pneu e etc. Saiba agora a maneira correta de calibrar os seus pneus.


         
A calibragem correta dos pneus ajuda o carro a suportar a carga e a velocidade máxima atingida pelo veículo. Pneus calibrados também permitirá que haja uma economia da energia mecânica do motor. Se o carro estiver com a calibragem 20% menor que a estipulada, o carro fatalmente gastará cerca de 2% a 4% a mais de combustível. Quando a pressão dos pneus está muito baixa é possível perceber na rotação do volante numa manobra, por exemplo, pois ele fica mais enrijecido, isto é, você tem que fazer mais força para esterçar as rodas.
As empresas fabricantes de pneus recomendam que a calibragem seja feita de 15 em 15 dias. A calibragem deve ser sempre realizada com os pneus frios, ou seja, você pode providenciar a calibração num posto de serviço logo pela manhã.
Se você perceber que os pneus do carro perdem a pressão muito antes de 15 dias é aconselhável investigar imediatamente a causa. Em geral o problema é causado por perda de ar que pode ser corrigido. Essa perda de pressão pode ser um sinal de que existe um ponto de fuga de ar que pode ter sido provocado por um furo, um vazamento na região da válvula ou então através de uma deformação na roda.
Por mais estranho que pareça é provável que você tenha que reduzir a pressão dos pneus dependendo do tipo de terreno que você irá passar e também as condições do tempo. Podemos dizer que, de uma forma geral, cada tipo de terreno e as diferentes condições do tempo exigem calibragens específicas para os pneus do carro.
Quando você pretende rodar com o carro num terreno rochoso é importante manter a pressão indicada para a estrada. No caso de rodar num terreno como areia é mais indicado que você reduza a pressão dos pneus para que seja possível aumentar o contato com o solo bem como a tração.
Para rodar em terrenos com muita lama também é indicado que seja feita uma redução da pressão para que haja o aumento da tração. Se o seu carro ficar atolado na lama, a diminuição da pressão dos pneus vai fazer com que seu carro saia com mais facilidade do lamaçal.
Uma coisa muito importante é nunca reduzir a pressão do ar quando os pneus estão quentes e jamais deixar de calibrar o estepe, pois nunca se sabe quando ele será necessário. Se o seu pneu estiver velho não pense duas vezes e troque o mesmo, pois isso é bem arriscado.
Outra coisa muito importante no uso dos pneus é o rodízio dos mesmos conforme plano de remanejamento que deve estar sendo explicado no manual do seu carro.
Uso de Nitrogênio
Alguns postos de serviço possuem nitrogênio. O nitrogênio é um gás inerte e ele mantém a pressão dos pneus estabilizada por mais tempo, devido sua permeabilidade pela borracha ser menor, além disso, os pneus possuem malhas de aço em seu interior e o nitrogênio não oxida o ferro que está contido nos arames de aço. O nitrogênio também ajuda manter a temperatura do pneu mais baixa. Lembrando apenas que o nitrogênio possui custo, enquanto que o ar é de graça.


Enviar comentário









Veja Também





TOPO